fbpx
Connect with us

Tecnologia

WhatsApp revoluciona com novos recursos e melhorias para 2023: relembre os grupos gigantes e outras inovações lançadas pelo app!

Publicado

em

aplicativo, mensageiro, serviço de mensagens
WhatsApp — Foto: Dimitri Karastelev/Unsplash g1 está nos Canais do WhatsApp; veja como participar WhatsApp Comunidades: entenda como funciona o novo recurso WhatsApp ganha recurso para proteger conversas específicas — Foto: Divulgação/WhatsApp Opção de editar mensagem no WhatsApp — Foto: Divulgação/WhatsApp Mensagens de vídeo do WhatsApp — Foto: Divulgação/WhatsApp WhatsApp libera o pagamento para empresas dentro do aplicativo WhatsApp libera nova proteção contra roubo de conta; veja como funciona - Todos os direitos: G1

O aplicativo de mensagens agora permite conversas públicas em grupos gigantes com número ilimitado de participantes. Novos recursos incluem Comunidades e ferramentas de edição.

Com o avanço da tecnologia, o WhatsApp se destacou como uma ferramenta de comunicação instantânea, permitindo a troca de mensagens, fotos, vídeos e até mesmo chamadas de vídeo. A popularidade do aplicativo cresceu rapidamente, tornando-o indispensável para milhões de usuários ao redor do mundo.

No entanto, em um mercado cada vez mais competitivo de aplicativos de mensagens, o WhatsApp precisou se reinventar para se manter relevante. O lançamento do Comunidades e Canais mostrou que o mensageiro está buscando expandir suas funcionalidades, oferecendo um serviço de mensagens mais abrangente e versátil, capaz de atender às necessidades de diferentes tipos de usuários. Essas novidades demonstram o compromisso do WhatsApp em se manter como uma das principais opções no mercado de aplicativos de mensagens.

? Canais

O aplicativo de mensagens WhatsApp, que pertence à Meta, também anunciou a funcionalidade de editar mensagens, de silenciar ligações de desconhecidos, fixar mensagens e muito mais. Agora, confira abaixo as principais novidades lançadas pelo WhatsApp em 2023.

O Canais é uma das principais inovações anunciadas pelo WhatsApp em 2023. Ele permite que pessoas e empresas enviem mensagens para um número ilimitado de usuários em uma espécie de grupo, algo semelhante ao que o Telegram já oferecia.

Os canais aparecem na nova aba ‘Atualizações’, que, anteriormente, se chamada ‘Status’. Ali, além dos stories, é possível encontrar canais novos, mais ativos e os mais populares.

Como a ideia é que os canais sejam usados para conversas públicas, esses espaços não contam com a criptografia de ponta a ponta que existe nas conversas individuais e em grupos de WhatsApp. Agora veja como entrar em um canal do WhatsApp:

  1. Na plataforma de conversas, toque em ‘Atualizações’;
  2. Ao lado de ‘Canais’, toque em ‘+’;
  3. Selecione ‘Encontrar canais’;
  4. Clique no ícone da lupa e digite o nome de um canal.

?‍?‍?‍? Comunidades

Já no início do ano, o aplicativo de mensagens WhatsApp começou a liberar no Brasil as chamadas Comunidades, função que permite organizar vários grupos em estruturas maiores e enviar mensagens para até 5 mil pessoas.

O objetivo é reunir até 50 grupos sob um mesmo guarda-chuva, com limite para abrigar até 5 mil pessoas em uma comunidade.

A ferramenta foi apresentada ainda em 2022, mas demorou alguns meses para chegar ao país devido às eleições daquele ano. Na tentativa de combater a desinformação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou um acordo para evitar mudanças significativas na plataforma antes da votação. Agora veja algumas das novas funcionalidades do WhatsApp lançadas em 2023:

? Conversas com senha ou biometria

Em maio, o famoso aplicativo de mensagens WhatsApp lançou um recurso que permite proteger conversas. A nova ferramenta permite esconder um chat da tela inicial do WhatsApp, que é ‘transferido’ para uma pasta segura, chamada ‘Conversas protegidas’. Agora as conversas nessa pasta só podem ser acessadas ao digitar a senha ou inserir a biometria (facial ou impressão digital) cadastradas no seu dispositivo. Depois, o mensageiro anunciou que é possível ocultar a pasta ‘Conversas protegidas’ da tela inicial e só mostrá-la ao digitar um código secreto na busca. Agora vamos ver como usar esse recurso:

  1. Primeiro, abra o WhatsApp e toque no nome de um contato ou grupo;
  2. Selecione a opção de bloqueio para proteger as conversas;
  3. Deslize a lista de conversas para baixo para revelar os chats ocultos;
  4. Por fim, insira a senha ou a biometria.

✍️ Edição de mensagens

Outra função muito aguardada pelos usuários do WhatsApp era a de edição de mensagens — ela foi disponibilizada oficialmente em maio.

A opção de editar fica disponível até 15 minutos depois do envio da mensagem. Quando o recurso é usado, o aplicativo passa a mostrar a palavra ‘editada’ ao lado da mensagem. Veja como fazer esta edição:

  1. Então, toque e segure sobre a mensagem que você enviou;
  2. Toque em ‘Editar’ – no Android, é preciso clicar primeiro em ⁝ (ícone de três pontos no topo da tela);
  3. Escreva a sua nova mensagem e selecione o botão de ‘Enviar’.

? Conta em até 4 celulares

O famoso mensageiro WhatsApp liberou a possibilidade de uso de uma conta em até quatro celulares ao mesmo tempo. O recurso faz com que os dispositivos se conectem de forma independente à conta. Assim, mesmo com a mudança, as mensagens seguem protegidas com criptografia de ponta a ponta. E, por segurança, caso o aparelho principal fique inativo por muito tempo, os dispositivos secundários são desconectados automaticamente. Então, vamos conferir mais algumas novidades lançadas pelo WhatsApp ao longo de 2023:

Outros recursos lançados em 2023:

O aplicativo lançou o recurso de ✔️ Controle sobre quem pode entrar em grupos, onde os administradores tem mais controle para liberar ou vetar a entrada de participantes em grupos. Além disso, agora é possível ? Silenciar ligações de desconhecidos, ou seja, os usuários podem configurar o aplicativo para ele recusar automaticamente chamadas de números desconhecidos. Também, foi introduzido ? Fixar mensagens em chats, já presente no Telegram, o recurso permite destacar uma informação importante em grupos ou chats individuais. Além disso, o WhatsApp passou a disponibilizar a opção de ? Salvar mensagens temporárias para sempre, para que seja possível guardar trechos importantes de conversas quando a opção de mensagens temporárias estiver ativada, evitando que elas sejam apagadas depois de 24 horas, 7 dias ou 90 dias. Outras novidades incluem o recurso de ? Mensagens de vídeo instantâneas, alternativa aos áudios, o recurso permite compartilhar vídeos curtos de até 60 segundos diretamente nas conversas. Além disso, o aplicativo agora dispõe de ?️ Mensagens de voz de reprodução única, limitando a reprodução de áudios pelo destinatário. E por fim, foram feitas mudanças em chamadas, como o WhatsApp liberou o compartilhamento de tela durante chamadas de vídeo e, no Windows, aumentou o limite de participantes nas ligações. Enquanto isso, a postura do app sobre o envio de imagens em HD foi alterada, pois o aplicativo passou a permitir o envio de fotos em alta definição, e não apenas na ‘qualidade padrão‘.

WhatsApp liberou pagamento para empresas

WhatsApp melhorou proteção contra roubo de conta

Fonte: G1 – Tecnologia

"Notícias 24h" é a assinatura que garante a integridade e a vigilância incansável do portal BR HOJE, um bastião do jornalismo imparcial e de qualidade desde 2023. Encarnando o espírito de um Brasil autêntico e multifacetado, "Notícias 24h" entrega reportagens exclusivas e análises profundas, comprometendo-se com a verdade sem concessões. Através de uma cobertura 24 horas por dia, esse autor simbólico tornou-se sinônimo de confiabilidade em um mundo saturado de informações duvidosas, assegurando que os leitores do brhoje.com.br tenham acesso a um conteúdo que é tão corajoso e vibrante quanto a nação que busca representar.

Continue Reading
Comentários